A HISTÓRIA DE UM REI - SÉTIMA PARTE


1965: O PROGRAMA JOVEM GUARDA

SEGUINDO A LINHA DE SHOWS

Roberto segue fazendo shows pelo interior, evitando um pouco a TV por acreditar que ela desgasta um pouco a imagem do artista. Segue firme na produção de seu novo disco a ser lançado



NOVO DISCO


Roberto lança de album anual com o título RC Canta para a juventude, tendo como destaque A história de um homem mau, uma versão de Louis Armstrong. Só que mais tarde, a canção que iria estourar nas paradas seria Não quero ver você triste.






PROGRAMA JOVEM GUARDA

Motivado pela proibição da transmissão dos jogos de futebol ao vivo, em agosto, a TV Record resolve colocar no ar no dia 22 às 16:30 Hs o Programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, dirigido ao público Jovem.


SUCESSO DE AUDIÊNCIA



As filas na porta do Teatro Record em São Paulo eram quilométricas, formadas por jovens entre 12 a 20 anos. Na estréia participaram: Tony Campello, Wanderléa, Rosemary, Ronnie Cord, The Jet Blacks, Erasmo Carlos e Prini Lorez. O programa atingiria picos enormes de audiência, chegando até mesmo a bater o poderoso programa "Musica e Alegria" comandado por Silvio Santos na TV Globo.

DELÍRIOS DOS FÃS

Para Sair Do Teatro, Os Artista Tinham Que Enfrentar Verdadeira Batalha. Em Certa Ocasião Roberto Ficou Todo Arranhado E Quase Ficou Nu, Fugindo Em um Fusca, Enquanto Mais De 30 Meninas Ficaram Brigando Pelo Que Restou De Sua Camisa.

SUCESSO NO EXTERIOR

A versão em espanhol de O Calhambeque atinge o terceiro lugar nas parades de sucesso na Argentina e Roberto começa a se tornar famoso fora das fronteiras do Brasil.




A CANDINHA

A coluna da Candinha na Revista do Rádio irrita o Rei e ele resolve fazer uma canção em protesto bem humorado contra a coluna para lançar em seu próximo disco.

APRESENTAÇÃO NA ARGENTINA

Em outubro, Roberto vai à Argentina e se apresenta na TV Argentina e faz shows em 10 clubes portenhos. Visando proteger seus direitos de imagem, cria a Calhambeque Produções, especializada na promoção de artistas, shows, excursões, etc.

JOVEM GUARDA: SUCESSO ABSOLUTO

Com mais de 3 milhões de expectadores só em São Paulo, o programa foi transferido para o Teatro Paramount, sendo transmitido ao vivo para SP e em video-tape para o Rio. O sucesso é tão grande que surgem as marcas Calhambeque (Roberto), Tremendão (Erasmo) e Ternurinha (Wanderléa)

CRIA O TRADICIONAL GESTO


O tradicional movimento do corpo de reverenciar o público, mantendo o corpo curvado até que se cessem as palmas é criado pelo Rei em Dezembro deste ano.




OUTRO DISCO NO MESMO ANO

Embalado pelo programa de TV, a CBS lança o novo LP do Rei, o segundo no mesmo ano, com o título JOVEM GUARDA, trazendo uma canção polêmica: "Quero que vá tudo para o inferno". É uma revolução na linguagem da época que irá acontecer no ano seguinte.

Um comentário:

Anônimo disse...

1965, Roberto Carlos lança 2 discos; como diz Tadeu Prado, sucessos com NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE; e a grande: QUERO QUE VÁ TUDO PRO INFERNO_que se transformou em um "Hino" naquela época.
Beijos,
Leda Martins.