A HISTÓRIA DE UM REI - QUARTA PARTE


1960 - O SEGUNDO DISCO

Roberto insiste no gênero “Bossa Nova”, incentivado pelo amigo e conterrâneo Carlos Imperial, imitando o estilo João Gilberto, o que não era bem aceito pelas gravadoras. Neste ano, a Columbia (que se transformaria em CBS e depois em Sony) produz seu segundo disco: Outro 78 rotações com duas canções: “Canção de Amor nenhum” e “Brotinho sem Juizo”. Estas duas canções não foram incluídas em albuns anuais e são consideradas como canções raras.


O PRIMEIRO VIOLÃO


Roberto e Carlos Imperial começam mais uma peregrinação pelas gravadoras. A RCA Victor lhes negam acolhida. É neste ano que Robertino, pai de Roberto, vai até o largo da Carioca e lhe compra seu primeiro violão. Roberto fez questão de escolher o violão minuciosamente. Era a primeira prova de um ouvido aguçado para música.

1961 - O PRIMEIRO LP: SONHO REALIZADO

500 cópias do LP Louco Por Você, o primeiro de Roberto Carlos é lançado pela Columbia. Uma mistura de rock, samba, bolero e até fox. Logo em seguida, a columbia lança um 78 RMP com as canções Louco por Você e Não é Por Mim (integrantes do LP). 440 cópias foram vendidas, hoje se tornaram peças raras nas mãos de colecionadores. O primeiro exemplar, Roberto presenteou a sua mãe, Dona Laura.

CHACRINHA: O CANTOR MASCARADO


Depois de muito tentar, Roberto conseguiu ser apresentado à Abelardo Chacrinha Barbosa e, com aquela peculiar capacidade do velho guerreiro em farejar talentos, Chacrinha programou apresentações de Roberto Carlos sempre que fosse possível na sua Discoteca. Chacrinha, inclusive, chegou a inserir Roberto Carlos no quadro “O cantor Mascarado”. Este fato começou a funcionar como uma alavanca na carreira do Rei, tornando-o mais conhecido no meio artístico.




O INÍCIO DO SUCESSO

A canção Louco Por Você, em outubro, é uma das mais pedidas no Rio de Janeiro. A imprensa já começa a falar de Roberto Carlos, referindo-se a ele como um promissor cantor da safra surgida no final da década de 50.

1962 - O COMEÇO DA DECOLAGEM

Num ano onde Demétrius era aclamado como o “Rei da Juventude” Renato e seus Blue Caps estouram nas festas, George Freedman provoca frison, Wanderley Cardoso estréia no programa “Alô brotos”, Roberto conhece Wanderléa nos bastidores da Rádio Nacional.

MAIS UM 78 RPM

Em abril, a Columbia lança mais um compacto de 78 rotações de Roberto, trazendo as canções “Fim de Amor” e “Malena”. A canção Malena toca bastante nas rádios, deixando Roberto bastante eufórico.

O INÍCIO DA PARCERIA

Roberto faz a melodia Susie e Erasmo, de brincadeira, coloca uma letra. Roberto gosta e pensa em gravar a canção. Era o começo da maior parceria de todos os tempos.

OS FÃS FAZENDO SUA PARTE

Os fãs de Roberto Carlos ampliam os telefonemas para as rádios Globo, Guanabara e Tupi. Com isso, a canção Malena está em todas as paradas.Roberto com sua humildade e simpatia cativa mais e mais os fãs. Dá beijinhos e sempre está sorrindo, uma postura bem diferente da de outros cantores já famosos que logo após os programas vão embora. Ele fica na rádio, conversa, muitas vezes almoça com o pessoal, cativando à todos.

OS FRUTOS

Com o sucesso de vendas de Malena, Roberto aluga um apartamento na Rua Gomes Freire no Rio, para onde se muda com a família, saindo em definitivo do Lins.

ATIVIDADES SE INTENSIFICANDO

Viajando muito para shows, atua em um filme ”Este Rio que eu amo” onde cantou a melodia “Maria do Cais”. Seu sonho é um carrão.

O PRIMEIRO FÃ CLUBE

No bairro de Santo Cristo no Rio, é criado seu primeiro fã-clube, com a visita de Roberto levando seu violão. Este fã clube começa a levar faixas e cartazes para os programas de auditório com os dizeres “Nosso Rei” e “O Rei da Juventude”. Começava ali o apelido de Rei.

INVESTINDO NA CARREIRA

Roberto muitas vezes se apresenta gratuitamente a pedido de DJ famosos ou amigos. Estas atitudes lhe rende ótimos frutos no meio artístico.

O PRIMEIRO 33 1/2

Ainda em fases de testes no Brasil, Roberto grava seu primeiro compacto de 33 rotações. Susie e Triste e Abandonado são incluídas neste compacto (3239), também acervo raro na mão de colecionadores hoje em dia.

O PRIMEIRO PRÊMIO

No programa Monstros Sagrados de José Messias, Roberto Carlos é eleito “O mais novo e mais votado ídolo da Juventude de 1962”. Era o aquecimento dos motores para a decolagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Tadeu, pela linda história do Rei contada aqui, em detalhes. Adoro ler e ver o início de tudo; de um reinado que dura há décadas.
Beijos mil!
Leda Martins.